A sustentabilidade na construção civil é um tema cada dia mais recorrente para empresas do ramo. Na construção civil o impacto ambiental ocorre desde a extração da matéria-prima até depois que a obra é finalizada através da emissão de carbono. Mas essas são questões que visam apenas o quesito da sustentabilidade ambiental, porém sabemos que a sustentabilidade possui três áreas, que é considerado o tripé da sustentabilidade, são elas:
- Sustentabilidade social;
- Sustentabilidade ambiental;
- Sustentabilidade econômica;
Para que de fato haja um impacto positivo na sociedade temos que trabalhar com essas três categorias, para que tenhamos crescimento econômico, social e diminuição do impacto ambiental.
Esse setor é um dos grandes responsáveis pelo impacto ambiental pois utiliza fontes não renováveis e gera muitos resíduos e por isso a inclusão da sustentabilidade ambiental no ramo é cada vez mais importante e pode realizar grandes mudanças se empregado em todos os setores da construção.
O emprego da sustentabilidade econômica, pode vir através de benefícios financeiros, como isenção de impostos ou até mesmo novos tipos de financiamentos. Além de ser um empreendimento que vende mais rápido e os valores de aluguéis podem aumentar até 8% se comparado a um edifício convencional, esses são um dos impactos econômicos que uma obra pode causar à economia.
No âmbito social, um empreendimento pode atuar ajudando a população local com empregos para a população local em sua obra ou implementar serviços sociais para a comunidade visando um desenvolvimento social na região. Através do texto a seguir iremos ver a importância da sustentabilidade aplicada à construção civil e quais as vantagens para os clientes e ao meio ambiente.
Vantagens da sustentabilidade na construção civil
Ao falar sobre a sustentabilidade na construção civil, estamos falando do consumo consciente de recursos não renováveis, ou até menos, a implantação do uso de materiais recicláveis. Quando o tema é usado a empresa ganha reputação positiva, pois é uma ação muito valorizada pela sociedade. Trazendo diversos benefícios para a empresa, como:
- Incentivos fiscais: Financiamentos e descontos em impostos;
- Melhor competitividade, pois as construções sustentáveis proporciona economia aos clientes finais;
- Maior demanda, pois a procura por edifícios sustentáveis vem crescendo;
- Eficiência, como obras sustentáveis exige uma preocupação maior com o planejamento de obra, existe uma redução da quantidade de material desperdiçado e redução do tempo de obra, assim diminuindo os gastos no canteiro e os custos dos materiais incorporados na construção, como: água e eletricidade.
Agora iremos listar alguns benefícios aos clientes finais:
- IPTU VERDE, é uma lei que proporciona descontos de 5 a 20% para empreendimentos que adotem práticas sustentáveis (2), sejam eles empresariais ou residenciais;
- O projeto será mais confortável para o usuário final, pois um projeto sustentável tem preocupação com o controle térmico e lumínico;
- Economia, os usuários terão uma diminuição de custos em sua conta, pois essas construções são pensadas para que não seja necessário o uso constante de lâmpadas acesas durante o dia e que não dependam do uso de aquecedores e ares-condicionados constantemente, (1) este também terá economia com os custos do condomínio, pois geralmente é implantado ações que reduzem também os gastos do condomínio;
- Além de morar em edifícios mais agradáveis e mais bonitos arquitetonicamente.
Esses são os benefícios que as pessoas têm quando realizam uma construção sustentável, mas também vamos falar sobre as vantagens para a natureza:
- Redução de resíduos descartado na natureza;
- Diminuição de emissão de Carbono;
- Economia com água potável;
- Economia no uso de energia elétrica, entre outras vantagen;
Agora que já sabemos quais as vantagens de construir usando a sustentabilidade, iremos citar algumas medidas simples que podem ser aplicadas nos projetos.
Sustentabilidade na prática
Para conseguir as vantagens descritas acima em seu projeto é necessário o uso de práticas sustentáveis em sua obra. Abaixo está descrito algumas práticas que podem ser implementadas, para alcançar uma determinada certificação:
Materiais ecológicos
Quando estamos falando sobre a redução do consumo de materiais, estamos falando de reutilizar e reciclar, ou seja, é necessário a implantação de materiais já reciclados ou que podem ser reutilizados futuramente e utilizando de métodos construtivos que diminuam a geração de resíduos sólidos. Além de implantar nos empreendimentos pontos de reciclagem, o que irá proporcionar uma sustentabilidade econômica através da reciclagem de resíduos.
Descarte de resíduos
Embora seja adotada técnicas que reduzam a quantidade de resíduos produzidos, ainda sim são gerados resíduos e por isso é importante realizar um planejamento para o descarte correto desses.
Eficiência Energética
A eficiência energética nada mais é do que utilizar de forma consciente e eficiente a energia elétrica, utilizando de equipamentos eficientes, que consomem menos energia elétrica para realizar sua função. E além disso, que utilize de energia renovável, como por exemplo os painéis solares, que podem ser usados em todos os tipos de edifícios e que geram muita economia, tanto se usado durante a obra no canteiro quanto se usado após a entrega da obra.
Aproveitamento de Agua
A água pode ser reutilizada em um empreendimento, seja água das chuvas ou o uso de águas cinzas, que já foram usadas em algumas atividades no edifício, além de evitar o desperdício de água com equipamento que reduz o consumo.
Essas soluções descritas acima são algumas das que geralmente as certificações de sustentabilidade solicitam. E por isso fizemos o levantamento de alguns selos e certificações vigentes em nosso país, para que vocês possam conhecer um pouco de cada um deles.
Selos e certificados
Para comprovar e reconhecer o projeto como sustentável, existem os selos e certificações que regularizam as obras para verificar se essas realmente estão cumprido com o que estava descrito no projeto em relação às suas práticas sustentáveis. Então abaixo iremos falar um pouco sobre esses selos
Certificação LEED
Essa certificação exige que o edifício possua eficiência energética, eficiência no uso da água, o projeto deve ser confortável ao usuário, os materiais usados devem ser eficientes e é necessário que seja implantado no processo tecnologias inovadoras. No projeto abaixo a Ignea participou da consultoria de eficiência energética para a certificação do LEED.
Procel Edificações
Focado em diminuir o consumo de energia elétrica, mas também incentiva o uso consciente de recursos naturais, como: água, energia e ventilação reduzindo assim os impactos causados ao meio ambiente. Nas edificações comerciais e de serviços são analisadas três categorias: Envoltória, ar condicionado e iluminação. Para edifícios residenciais é avaliado o sistema de aquecimento de água e a envoltória. Esse hotel ganhou o selo Procel Edificações em 2019.
Fonte: https://www.segueviagem.com.br/hospedagem/arena-ipanema-hotel/
Selo Casa Azul
A avaliação desse selo está dividida em 6 categorias, que são: Qualidade urbana e bem estar; Eficiência energética e conforto ambiental, Gestão eficiente da água, Produção sustentável, Desenvolvimento social e Inovação. Os projetos são classificados de acordo com a quantidade de itens que ele atende dentro dessas categorias. É um sistema criado e fiscalizado pela CAIXA, que visa aumentar a qualidade das edificações em nosso país. O edifício que colocamos como referência para essa certificação, foi o Authoria Congesa que teve sua classificação como Ouro.
Fonte: https://www.authoriacongesa.com.br/?pgid=ki9byunc-ae2899a7-d6e9-415b-879a-951ed38dd359
Certificação Edge
Criado para facilitar e melhorar a qualidade de edifícios em países emergentes, ele realiza a análise de 3 quesitos, que são: Consumo de energia, Consumo de água e Energia incorporada ao material. Existe uma plataforma disponível gratuitamente para realizar essa análise do edifício, mas é necessário que a contratação de profissionais responsável e com experiência para auxiliar com as decisões que serão tomadas na criação do projeto, só é paga a taxa de inscrição e de certificação do projeto. Abaixo temos um exemplo de um edifício residencial em São Paulo que recebeu essa certificação, o empreendimento ONZE22 Torre A.
Sustentabilidade como solução
Hoje temos um consumo exagerado dos recursos naturais e a sustentabilidade é o caminho para que a nossa sociedade continue a se desenvolver sem acabar com o meio ambiente, pois a sustentabilidade é vista como um diferencial para as empresas, atraindo novos clientes e investidores. Além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, possibilitando a redução de custos com materiais e diminuindo os desperdícios. E a ignea pode ajudar a implementar soluções sustentáveis em seu projeto, com a consultoria no processo de conforto ambiental e eficiência energética.
Autor: Leticia Ravedutti