No dia 15 de Outubro é comemorado no Brasil o dia do consumo consciente, que foi criado pelo ministério do meio ambiente, para conscientizar a população sobre os impactos que o consumo exagerado está causando no meio ambiente. Esse dia foi criado não somente para conscientizar o consumidor sobre suas escolhas, mas também incentivar os produtores a minimizar o uso de recursos naturais e diminuir a geração de resíduos.
O que é consumo?
O consumo é o exercício de comprar bens ou serviços, que são essenciais para o dia a dia.
O que é consumismo?
Já o consumismo é quando compramos produtos ou consumimos serviços por uma questão supérflua, geralmente adquirida por impulso.
Como você se considera dentro desse contexto? Compra apenas o necessário ou não? Foi criado um termo para analisar o estilo de consumo, chamado pegada ecológica.
Pegada ecologica
É uma análise que possui o intuito de verificar a quantidade de recursos naturais do planeta e sua capacidade de regeneração. Essa análise pode ser feita para um indivíduo levando em consideração seus hábitos de consumo, mas também pode ser feita para uma cidade ou um país.
Por exemplo: A pegada ecológica informa que se a população mundial tivesse os hábitos de consumo da população dos Estados Unidos, precisaríamos de 5 planetas Terra, mas sabemos que nem todos os países possuem esses hábitos de consumo, porque sua população é mais consciente ou porque é um país emergente. Pensando nisso foi criado o dia de sobrecarga da terra, que é explicado abaixo:
O que é o dia de Sobrecarga da terra
Você sabia que existe uma quantidade de recursos que nós como sociedade podemos consumir de forma sustentável? Pois é temos uma cota de consumo coletivo, o problema é que estamos consumindo mais do que a terra consegue se regenerar. Já esgotamos todos os recursos que a terra é capaz de oferecer em apenas 7 meses, dentro do período de um ano e estamos entrando no vermelho cada vez mais cedo, como podemos ver na imagem abaixo:
Fonte: Um só planeta
A imagem mostra as datas de quando alcançamos o dia de sobrecarga da terra, o comportamento é o mesmo, ano após ano, estamos chegando nesta data cada vez mais cedo, a exceção aconteceu em 2020, por causa da pandemia, que desacelerou um pouco o consumo da sociedade, mas ainda sim ficamos com 35,8% no vermelho. Essa dívida com o planeta vem aumentando e estamos pagando com vários problemas ambientais que estamos enfrentando, como: crises hídricas, aumento e acúmulo do gás carbônico na atmosfera e as mudanças climáticas que ficam mais frequentes e evidentes com o passar do tempo. Então realizamos um levantamento de pequenas ações que você pode mudar em seu dia a dia e que ajudam o nosso planeta em sua regeneração.
Quais atitudes posso fazer no meu dia a dia para diminuir os impactos causados pelo consumo?
- Diminuir o consumo de produtos descartáveis.
- Usar produtos que usem pouca embalagem ou que foram reciclados.
- Escolha produtos com refil.
- Evite o desperdício de alimentos.
- Separe corretamente o lixo para reciclagem
- Diminua o desperdício de água e energia
- Troque as lâmpadas e eletrodomésticos por equipamentos mais econômicos.
Consumo consciente na Construção Civil
Como já vimos em diversos temas aqui no blog, a construção civil é responsável por grande parte do consumo das matérias primas existentes em nosso planeta, a água é um dos materiais consumidos no setor, cerca de 34% da água no Brasil é destinada ao setor da construção civil.¹ Para saber mais veja nosso texto sobre o dia mundial da água e outras questões que podem ser usadas na construção civil para que essa não venha trazer tantos impactos para o nosso planeta, uma solução seria o uso de materiais reciclados ou ecológicos², evitando a extração e diminuindo o consumo das matérias primas³ como um geral.
Nosso papel como sociedade é exigir que as grandes construtoras passem a ter um consumo consciente como pauta, para começarem a implementar a sustentabilidade em suas obras.
Autor: Leticia Ravedutti