Este título carrega uma famosa expressão. Ela dá início à aventura no aprendizado da programação, mas que contém todo um universo de possibilidades e criatividade.
A centelha inicial desse grande projeto apareceu da inquietação com a falta de digitalização no mercado da construção civil. Após algumas trocas de ideias (e algumas cervejas) sobre programação e simulação, o primeiro protótipo da nossa tecnologia, surgiu. No mesmo momento fomos tomados pelo mesmo sentimento: aquilo era algo grande. Mas ainda não havia Ignea, aquela centelha disparou o processo.
Levou cerca de um ano, algumas mudanças bruscas na vida de cada um e a decisão de trabalharmos juntos foi selada. Além de sermos muito parecidos, somos primos!
Nos dedicar ao potencial da tecnologia também nos colocou em contato com a responsabilidade que essa decisão carrega. Responsabilidade pela integridade e confiabilidade do processo. Em garantir que não haja qualquer deslize e, caso haja, seja corrigido instantaneamente.
Sabíamos muito bem que não poderíamos seguir com esse desafio sozinhos.
Convidamos outras 4 pessoas muito especiais que, cada qual à sua maneira, acompanharam todo processo de desenvolvimento no backstage, por trás das câmeras. Nós dois somos muito gratos por terem confiado na nossa ideia e tecnologia! Com essa energia e apoio, nasceu a Ignea.
Nós, da Ignea, somos um time! Ao todo 6 pessoas!
Um início desafiador desses demandou muito, mas muito, planejamento e ações fundamentais, com pouca margem para erro. E aqui estamos! Oficialmente lançamos, como Ignea, a nossa imagem e marca ao mercado da construção civil.
Colocamos as nossas habilidades em simulação e programação para a concepção de projetos cada vez mais: sustentáveis, confortáveis e tecnológicos.
Queremos transformar o mercado compartilhando conhecimento e ajudar a descomplicar o processo de simulação, para que seja uma tecnologia acessível. Assim seria possível mirar o foco na melhoria do desempenho de construções, com informação qualificada e alto nível de precisão simulada.
A Ignea é também um espaço de criação e diálogo, buscamos sempre agir com astúcia e inteligência para desenvolver projetos cada vez mais humanizados e prezar pela qualidade de vida de toda a cadeia construtiva.
A simulação, por ser um assunto complexo, é por diversas vezes, subestimada. O benefício de uma simulação computacional é justamente a precisão de um modelo real, mas montado em computador. Outros segmentos da indústria utilizam a simulação há muitos anos: túnel de vento, Automobilismo, Aeronáutica, etc.
A nossa ferramenta foi desenhada para aproximar ao máximo da realidade o projeto avaliado. Isso é modelado em ambiente virtual, o mesmo que exibe os resultados. Trabalhamos com profissionais de currículos variados para sempre melhorar essa ferramenta de “tecnossustentabilidade”.
A metodologia que desenvolvemos mira neste ponto em particular: descomplicar o processo para que todo potencial da simulação seja entregue. Com equilíbrio e humildade temos abertura para construir e seguir essa jornada como uma comunidade.
Acho que se perguntarem para nós, da Ignea, qual é a primeira coisa que queremos, será: Ser feliz!
Somos a Ignea, agradecemos por ter nos conhecido. Podemos marcar um café ou, melhor ainda, uma cerveja!
SE DEU UMA RISADINHA DA UMA PISCADINHA
Autor: Bruno Scalet