Sem categoria 01/02/2021

Porque usar o Drywall?

Porque usar o Drywall?

Antes de mais nada temos que explicar de onde vem esse nome Drywall a palavra origina de duas palavras do inglês Dry = seco e Wall = parede, então temos o seu significado de Parede Seca ou seja, não tem a necessidade de usar a massa para assentar os blocos, reboco e o gesso para revestir a parede e o que seria o Drywall?, ele é um sistema de vedação, muito utilizado no Brasil para separar espaços, ele é uma parede interna mas também pode ser usado como forro no teto, e você deve estar se perguntando, legal é uma parede e por que devo utilizá-lo? Bem o drywall é constituído por perfis metálicos que são a estrutura da parede e uma placa de cada lado da estrutura de gesso acartonado esse material é uma placa de gesso onde foi adicionado aditivos para aumentar a resistência do material a compressão e é inserido uma folha de cartão duplex em cada lado da placa de gesso, o que faz o material ficar mais resistente a tração aumentando sua resistência mecânica (VIVA DECORA, 2018), sua estrutura é como se fosse um sanduiche, temos uma placa de gesso acartonado, a estrutura da parede (perfil metálico) e outra camada com a placa de gesso acartonado, como ilustrado abaixo: 

Fonte: shorturl.at/pzOQS

Fonte: Teia Design 10

Na figura acima temos outro elemento que está compondo a parede, o isolante termoacústico, ou seja, a parede de drywall pode ter internamente apenas uma camada de ar, um isolante térmico, um isolante acústico ou ambus. 

Vantagens

Mas antes de explicar sobre esses demais elementos, a resposta da pergunta acima seria: as paredes de drywall são mais leves, segundo o site AECWEB, as paredes de Drywall possuem 20 kg/m² então as estruturas das edificações não são tão solicitadas se comparada as paredes convencionais que possuem aproximadamente 180 kg/m², possibilitando assim a economia com a parte estrutural da obra. Além dessa vantagem temos um ganho em relação ao espaço pois uma parede de drywall pode ter sua espessura mínima de 7,3 cm enquanto uma parede feita da alvenaria tradicional possui uma espessura mínima de 15 cm, ou seja, você também estaria ganhando espaço no seu ambiente, essas paredes não possuem função estrutural podendo ser removidas para aumentar um ambiente ou mudar o layout do local, sua execução é mais rápida pois pula algumas etapas essenciais na construção da parede de alvenaria como o reboco, a obra será mais limpa e organizada devido a diminuição de resíduos usados, evitando também um desperdício de materiais, pois não é necessário quebrar as paredes para passar os conduites e tubulações, você consegue passar toda a parte das instalações prediais por dentro da parede sendo necessário apenas abrir os buracos para as saídas. Isso torna também a obra mais sustentável pois tem pouco desperdício de material, o gesso é reaproveitável e a matéria prima do gesso não gera resíduos tóxicos. Segundo o site Gypcenter enquanto uma parede de Drywall gera 5% de resíduo a mesma parede feita de alvenaria convencional gera 30% de resíduos. Nosso planeta agradece. O preço da parede de alvenaria é de aproximadamente 75,00 reais por m² já a parede de Drywall custa 80,00 reais o m², se comparado a parede de alvenaria convencional o valor da parede de Drywall é um pouco mais caro, mas se comparar os benefícios e as reduções de valores que ganhará diminuindo o peso de sua obra, diminuindo os gastos com os entulhos gerados e a rapidez de execução, você acaba tendo uma economia secundária na sua obra.  

Eficiência

Por mais que essas paredes sejam leves elas aguentam bastante carga, podendo ser feita a instalação de moveis e eletrodomésticos, as paredes são pré-fabricadas então todas estão dentro das normas reguladoras, tanto na “estabilidade e resistência estrutural; deslocamento e fissuração; solicitação de cargas provenientes de peças suspensas e impactos acidentais” (FILHO, 2010 apud NEVES, 2018) então não precisa ter medo, fazendo uma instalação correta ela suportará as cargas solicitadas.

Não se recomenda o uso do Drywall em paredes externas devido as intemperes, mas você sabia que temos tipos de placas diferentes para cada área do seu projeto? Existem tipos diferentes de gesso acartonado e vamos explicar sobre os principais disponíveis no mercado, que são: 

Fonte: NBR 14715 1

Cada placa possui características, funções e preços diferentes e os valores das placas foram retirados do site da loja Leroy Merlin, utilizando o mesmo tamanho das placas de: com 1,80m x 1,20m x 0,0125m como referência:

  • Standard (Branca): são as mais usadas pois podem ser aplicadas em várias áreas da edificação e seu preço tem uma média de 28,90 reais a placa.
  • Resistentes a água (Verde): é mais usada em banheiro e cozinhas pois ela possui um tratamento com silicone e aditivos o que impede a criação de fungos tornando resistente a umidade, seu preço tem uma média de 34,90 reais a placa.
  • Resistente ao fogo (Rosa): são mais usadas em shafts (áreas verticais de passagem das tubulações prediais) ou áreas de escadas onde é necessária uma proteção maior contra incêndios, em sua composição existe fibra de vidro o que aumenta sua resistência ao fogo, seu preço tem uma média de 36,90 reais a placa.

Fonte: shorturl.at/nLSV8

Elas são fáceis de comprar e as achamos em lojas de construção, mas também possui a opção de contratar profissionais que cobram pela mão de obra e o material que será usado na obra. Existem outros tamanhos de placas e é essencial que você compre as placas de acordo com o projeto para evitar retalhos no material e desperdícios, há outros tipos de placas no mercado com outras especificações, mas por enquanto iremos abordar essas principais. Então além de utilizar as placas corretas para cada área do seu projeto você pode também usar isolantes para melhorar sua capacidade térmica e acústica.

ISOLANTE TÉRMICO

 A parede por si só já possui uma capacidade térmica e acústica boa, pois existe uma camada de ar entre as placas de gesso, o que diminui a transmissão sonora e térmica de um ambiente para o outro, mas quando se utiliza mais uma camada dentro da parede essa capacidade aumenta, geralmente é utilizado a lã de rocha como um isolante termoacústico, esse isolante é de fácil aplicação e também é leve com uma ótima absorção acústica e térmica, diminuindo a propagação das ondas sonoras e impedindo a entrada de calor excessivo e saída do calor nos ambiente. A imagem abaixo mostra como fica a parede de Drywall utilizando a lã de rocha no seu interior:

Fonte: shorturl.at/fiIOQ

Na ígnea realizamos a simulação lumínica e térmica, e em muitos empreendimentos realizamos a utilização desse isolante nas coberturas de edifícios, para diminuir a transmissão de calor dentro dos apartamentos e em locais mais frios também utilizamos esse isolante para impedir que o calor existente dentro dos ambientes saia. Então podemos dizer que esse isolante tende a manter as temperaturas.

Iremos te mostrar a diferença das temperaturas dentro dos apartamentos da cobertura do empreendimento localizado em São Paulo, sem o uso da lã de rocha e com ela na cobertura, para perceberem o impacto que esse material pode causar.

Nesse projeto foi utilizado a lã de rocha com a espessura de 2,5cm, e abaixo está uma tabela comparativa realizando uma média das temperaturas de cada ambiente do último pavimento do edifício.

Pode-se perceber que durante o período do verão sem a utilização da lã a temperatura dentro dos ambientes da cobertura é maior, já no período do inverno sem utilizar a lã a temperatura interna é mais baixa. Pode parecer que é uma diferença pequena, mas esse foi um exemplo feito com a espessura mínima da lã e você pode aumentar esse número e consequentemente você terá um desempenho melhor desse material. Ficou curioso para saber mais sobre os benefícios da lã de rocha, siga nossa página para receber conteúdos como esse.