Em pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pela primeira vez, registrou-se na capital paulista um aumento das residências verticais, em detrimento das horizontais.
A nota técnica apresenta um [1 estudo da trajetória do estoque imobiliário residencial formal no Município de São Paulo] entre os anos 2000 a 2020, com base em dados da Secretaria da Fazenda Municipal (SF) da Prefeitura de São Paulo (PMSP) para fins de lançamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ou seja, o estudo não considerou imóveis não regularizados.
De acordo com o levantamento, o número de casas na cidade de São Paulo passou de 1,23 milhão para 1,37 milhão nos últimos 20 anos. Já os imóveis residenciais verticais, foram de 767 mil unidades para 1,38 milhão (com 190,4 milhões de m2) no mesmo período.
No total, as áreas residenciais saltaram 38,44% no período analisado, indo de 386,3 milhões de m2 em 2000 para 534,8 milhões de m2 até o ano de 2020.
Apesar do aumento da área construída, os prédios residências sofreram uma diminuição da metragem individual, por apartamento.
O pesquisador Eduardo Marques destacou que essa mudança se deve ao fato de que “a cidade parece estar acelerando um processo de elitização das tipologias residenciais, com aumento da participação de áreas construídas de médio e alto padrão e diminuição da participação relativa de baixo padrão”.
Até setembro, quando ocorrerá o Fórum SP 21, serão divulgadas semanalmente outras notas técnicas relativas à políticas do urbano, desigualdades e planejamento. Conforme destacou Marques à Agência Brasil, “outras notas mais pra frente vão explorar essa informação geral que estamos lançando na primeira nota em termos geográficos, em termos espaciais. Vamos poder entender as tendências mais localizadas, porque certamente atrás desse número total estão ocultos processos espaciais que são diferenciados”.
Aqui na Ignea acompanhamos essa tendência e ajudamos a tornar os empreendimentos cada vez mais qualificados, confortáveis e eficientes, testando estratégias construtivas e analisando resultados através da simulação computacional.
Converse com nossos especialistas para saber como podemos colaborar para o desenvolvimento dos seus projetos.